08/02/2012

e a cena dos feriados?

o que é que eu tenho a dizer acerca disso? ah já sei. nunca comemorei a implantação da república nem a restauração da independência. talvez se andasse na escola ou universidade nesses dias em vez de ficar em casa e caso tivessem incluído nos programas curriculares um qualquer evento alusivo ao dia em questão, os teria celebrado. mas não, mandam-nos para casa e em casa não há cá república ou independência que vença sobre o lazer.

quanto à assunção de nossa senhora e ao corpo de deus é um benzádeus quando me lembro do que são.

e o carnaval hmm? sempre comemorei. na minha terra as comemorações começam 4/5 semanas antes com assaltos carnavalescos, bailes de debutantes, bailes temáticos, bailes de gala, batalha das limas e festas de amigos, amigas, compadres e comadres. impacto da medida na minha terra: nenhum. simplesmente vão dar tolerância de ponto na pública e na privada e celebrá-lo na mesma.

o debate devia ser desprovido destas questiúnculas acerca do simbolismo dos feriados. estabeleçam feriados àquilo que se comemora e se celebra e não apenas ao que simboliza qualquer coisa completamente desfasada do nosso quotidiano. se querem que se comemore algum evento histórico promovam-no no ensino.

21 comentários:

  1. "...mandam-nos para casa e em casa não há cá república ou independência que vença sobre o lazer."

    Não podia concordar mais.

    Na minha terra o Carnaval também se processa mais ou menos assim (na terra onde nasci, não onde vivo). Será que somos só vizinhas ou nascemos na mesma terra?

    ResponderEliminar
  2. eu sou dos açores, mas vivo em lisboa :-)

    conterrâneas?

    ResponderEliminar
  3. Sorry... não... my mistake...

    (Pensei que vivias no Montijo, mas confundi-te com outra pessoa... e eu sou de Sesimbra...)

    ResponderEliminar
  4. Olha, afinal não te confundi... mudaste recentemente, foi?

    ResponderEliminar
  5. não, já cá estou há uns anitos. adoro sesimbra. sabes do que mais gosto na tua terra? do isaías. amo aquela tasca!

    ResponderEliminar
  6. Espera, não é isso, moras em Lisboa ou no Montijo?

    Toda a gente gosta do Isaías, mas eu é mais Charrinho.

    ResponderEliminar
  7. P.S. - Aqui para nós que ninguém nos ouve, eu sou a Dorushka e aqui há uns tempos deste-me uns conselhos supimpas sobre hot spots no Montijo e em Alcochete, remember?

    ResponderEliminar
  8. ok, this is getting weird. não sei se já percebeste, mas este é um blog onde se preserva algum anonimato.

    de onde pensas conhecer-me? e já agora, onde fica o charrinho, não conheço!

    ResponderEliminar
  9. ah voltaste com outra roupagem :-) já não tens blog?

    sim vivo práquelas bandas...

    ResponderEliminar
  10. Ok, peço desculpa... se fores ler os comentários a este post da Izzie http://anobreartedapreguica.blogspot.com/2011/11/teve-sopeirinha.html
    repararás que trocámos comentários sobre "hot spots" nas zonas do Montijo e Alcochete, é só daí que julgo conhecer-te, nada mais.

    Mais uma vez, peço desculpa pelo incómodo.

    ResponderEliminar
  11. ó mulher não te apoquentes. assustei-me porque não sabia quem era a DNC e já estou queimada nisto dos blogs.
    Lembro-me perfeitamente da troca de mensagens que tivemos acerca da gelataria, da queijaria e do grande leclerc!
    não me incomodaste coisinha alguma. agora aqui entre nós, trocaste uma terra tão carnavalesca e pitoresca como sesimbra pelo velho e retrógado montijo?

    ResponderEliminar
  12. Eu não me apoquentei, mas só li a tua resposta depois de já ter enviado esta...

    Troquei Sesimbra pelo Montijo porque trabalho em Lisboa... não é preciso dizer mais nada, pois não?

    E já fui grande fã do Carnaval, a minha adolescência foi um must em termos de celebrações carnavalescas, mas agora não me diz grande coisa...

    ResponderEliminar
  13. P.S. - o Charrinho é uma tasca muito concorrida onde só servem petiscos. O choco frito deles faz concorrência séria ao de muita casa afamada em Setúbal.

    ResponderEliminar
  14. em lisboa, montijo e arredores não há qualquer tradição carnavalesca por isso também já perdi um pouco esse "apetite", mas se estivesse nos açores seria muito diferente e esta época é bastante mais celebrada que o natal até.

    (eu tb escrevi a mensagem acerca do anonimato antes de ler a que te identificavas como Dorushka)

    Peace

    ResponderEliminar
  15. ok ok mas fica onde? algum ponto de referência? isto do petisco e do peixe grelhado é assunto de grande importância lá me casa!

    ResponderEliminar
  16. Então é fácil, segues pela rua entre o Isaías e o Escondidinho (Isaías à direita, Escondidinho à esquerda), no fim da rua viras à direita, nessa rua tens uma série de restaurantes, certo? Quase ao fundo da rua tens do lado direito o Rodinhas (caracóis maravilhosos!) e mais à frente à esquerda fica o Charrinho!

    Mas se perguntares toda a gente sabe onde é, é que o nome da tasca não é exactamente esse, mas eu não sei qual é...

    ResponderEliminar
  17. com estas indicações acho que já chego lá!

    thanks*

    ResponderEliminar