09/06/2011

ah e tal eu trabalho 10 horas por dia

É chato. Mais chato ainda é quando esse excesso de horas não tem impacto directo na produtividade. O tuga tem andado a ouvir aqui e ali que não é produtivo o suficiente e que não consegue competir com outros mercados que produzem os mesmos bens ou serviços de forma mais rentável.
O tuga ao ouvir estas coisas fico com o ego lá para baixo «fo.. farto-me de trabalhar e ainda dizem que não produzo o suficiente. ainda há dias saí já passavam das 22h».
Mas as coisas lá fora não são bem assim. Perguntem lá a um franciú, um belga, um alemongue, ou a qualquer outro que não hermano latino, se anda a fazer horas a mais ou sequer se lhe pedem para fazer horas a mais. Os nossos compadres no crime europeu começam a trabalhar efectivamente à hora em que se inicia a jornada diária. Perceberam bem o pormenor? A tia explica: O horário é das 9h às 18h? Então das 9h às 18h o funcionário lá estará sentado a trabalhar. O latino funciona um pouco diferente e com o mesmo horário de trabalho e com alguma sorte às 9h está a entrar no edifício, às 9h15 a arrumar a tralha que traz consigo, às 9h30 vai cumprimentar os colegas que como ele já chegaram (são poucos, apesar de tudo hoje está trânsito e há greve nos transportes), depois vai ao café, depois faz a pausa para ir fumar, enfim. Se às 10h estiver sentado à secretária a trabalhar é uma sorte. Às 11h intervala-se ou para cigarro, ou para lanche, ou para uns dedos de conversa sobre a bola ou a gala dos globos de ouro (ah e tal lá no fundo somos todos iguais), ou até para ler o jornal. E isto passa-se assim durante todo o dia. Às 18h, quando um incauto funcionário despede-se do colega não raro tem como resposta “epah eu ‘tou cheio de trabalho, vou ter mesmo de fazer um esforço adicional e ficar aqui até mais tarde”… isso quando não ouve ainda “mas vai lá…aproveita!”
Em França, mes amis, e apenas a título de exemplo, a malta não se atreve a ficar para além da hora. Nem pode! É preciso uma autorização especial dos dirigentes que, por sua vez, são muito apreensivos quanto à sua concessão. Mais: o trabalho extraordinário, por ser tão extraordinariamente extraordinário, é efectivamente remunerado. A interacção social entre colegas do trabalho acontece….fora do horário de trabalho….fora do local de trabalho….
Querem ser produtivos? Experimentem a sentar-se das 9h às 18h intervalando na hora de almoço apenas, vá! Aposto que as funcionárias do colégio dos miúdos vão-vos agradecer!

2 comentários:

  1. Concordo. Mas há sítios onde uma pessoa, mesmo que esteja a bombar das 9 às 18, é mal vista se sair a essa hora.
    Eu, como sou pessoa que precisa muito de pausas (mais do que de convívio) faço um horário mais alargado para compensar. Mas faço porque quero, e não trabalho á noite nem aos fins de semana, porque me recuso. E se calhar até já fui prejudicada por isso ;)

    ResponderEliminar
  2. Perfeito. estamos em sintonia. aqui já chegámos a ouvir coisas deste género: "se está a fazer horas a mais sistematicamente, se leva o pc para casa para continuar pela noite dentro, é porque produz pouco, precisa de ser mais rápida" ou/e "se consegue sair a horas sistematicamente e tem o trabalho em dia é porque podia fazer muito mais"... enfim...
    eu também recuso-me a trabalhar ao fim-de-semana e a fazer horas extraordinárias por rotina. também sou muito mal vista por sair a horas e tenho de ouvir algumas bocas por isso, mas no final das contas, eu tenho o trabalho em dia e estou de consciência tranquila :-)

    ResponderEliminar