15/09/2011

cabeças a rolar

Ouvir este governo anunciar, com algum orgulho em obra feita devo acrescentar, que irá reduzir em cerca de 30% os cargos dirigentes da administração central e extinguir cerca de 130 entidades (saldo entre nº entidades a extinguir/fundir - n.º entidades a criar) até tem a sua graça não fosse o facto de me cair em cima que nem toneladas de explosivos prontos a detonar.
A poupança estimada com essas medidas é ainda mais hilariante. Que o Victor é contabilista, já toda a gente sabe, mas não era de mau tom que assim de vez em quando, mas não muitas vezes que isto é maçador e o povão não está para isso, nos explicasse a tabuada que está por detrás daquelas contas. Calculo que o típico 3x9 em contas do contabilista fique em cerca de 52 e que arredondado a uma casa qualquer fique em 65. Isto não é exercício para ser engraçada, mas sim uma ilustração de como efectivamente se fazem contas, não me venham com merdas: been there done that.
Não entram aqui operações de subtracção – coisas como mobilidade especial, regresso ao posto de origem, indemnização, para não falar das inúmeras despesas que se vão seguir com reorganização e reestruturação dos serviços – e a legalidade das medidas também não entra na equação. Tudo para inglês ver e como já todos sabemos, inglês não sabe ler português, mas sabe ler 27% e 1700 e depois até vai para uma church no Algarve benzer-se pelo sucesso das contas portuguesas, celebrando depois com uma tacada de golfe e casal garcia.
Dito isto, o que eu queria même même era trabalhar. De preferência naquilo que gosto e que sou boa. Óderestos, deixem-me em paz.

2 comentários:

  1. Palminhas, que eu também só acredito em milagres depois de ver muito bem, e analisados à lupa. Sempre quero ver o que eles vão extinguir (se bem que no anterior governo se criou grupos em barda para estudar tudo e mais um par de botas, com utilidade duvidosa. falo por um caso que conheço, que foi uma treta pegada, com uma pessoa indicada para a chefia sem qq curriculum ou experiência na área, mas que era amiga de amigos que.)

    ResponderEliminar
  2. sim eu no anterior governo também fui extinta ou fundida, nem sei. este também promete que chega aqui e esgana isto tudo, a ver. até acontecer é mero exercício hipotético, mas o que é mesmo muito bonito de se ver são os números. os números são fabulosos. dá vontade de fazer uma contestação com impugnação especificada...

    ResponderEliminar