30/08/2011

é uma boa altura, é sim senhor

O despesismo de uns versus a declaração de insolvência de pessoas singulares que ocorre cada vez com maior frequência.


a nossa vidinha sempre sempre por um fio.


lembro-me que quando decidi comprar a casa dizia-se o mesmo que se diz hoje: é uma boa altura para comprar casa, a taxa de juro está baixa, há muita oferta e por isso os preços baixam, etc. certo é que depois de a ter comprado e, à semelhança do que acontece hoje com um spread gigante, a taxa de juro começou a aumentar e a oferta de casas para venda também. o resultado é matemático: a minha prestação ao banco duplicou mesmo após três renegociações do spread que me foram super favoráveis e a casa continuou a desvalorizar-se. dizem por aí que em portugal há o estigma do arrendamento, eu sei que há, eu vivi-o. hoje arrependo-me de ter comprado a casa, a vida mudou e agora não a consigo vender. soubesse eu naquela altura o que sei hoje e seria uma feliz arrendatária.

por isso sobrinhada, quando vos disserem que é boa altura para comprar casa, lembrem-se que não há nada mais dinâmico que a vossa própria vida e que se há bem volátil, esse bem é o dinheiro.

4 comentários:

  1. Mudei de casa em 2003, ou seja, apanhei o mercdo de venda ainda em alta, e juros médios. Não tinha conseguido arrendar por valor equivalente ao que pagava ao banco, e como entretanto fiz amortizações (o meu contrato permite-as sem penalização), agora vivo com uma "renda" muito inferior à de mercado. Entretanto o meu spread passou de normal a alto, e agora novamente a baixo... É verdade que não conseguia vender (agora) a casa pelo preço a que a comprei, tenho de pagar IMI e esgotos, além de manutenção, mas ainda me compensa, que não pretendo vender.
    O mercado de arrendamento ainda está muito desfavorável, mercê de anos e anos de congelamento das rendas: os novos arrendatários estão a compensar os senhorios os prejuízos das rendas jurássicas (há quem viva em Lisboa, boas casas, por menos de 100 por mês). Enfim, talvez daqui a dez anos as coisas mudem. Um bom mercado de arrendamento ajuda à mobilidade, e promove mais emprego. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  2. ok, eu mudei de vida, literalmente. fui viver para outro lado, mudei de emprego, juntei-me etc. da vida passada pouco resta além da casa que quero vender. não digo que isto seja assim para qualquer um, mas grande parte das pessoas que conheço teve um destino semelhante.

    em todo o caso, o que aqui quis realçar é que a conversa fácil do "agora é que está mesmo bom para comprar" é ilusória, porque a malta agora contrai empréstimo porque a taxa de juro está baixa, mas isso não é uma realidade permanente. hoje está baixa, amanhã passou do dobro e é preciso pesar bem estas dinâmicas de mercado.

    uma coisa é certa, arrisquei comprar casa cedo demais, com uma licenciatura a riscar ali os dois anos da sua conclusão e agora sei que foi uma decisão pouco madura.

    ResponderEliminar
  3. Está bom para comprar para quem tem guito para investir ou empréstimo aprovado, ora essa. Que nestes tempos os bancos andam a apertar, e os tempos de emprestarem a 100% ou sobre avaliarem já lá vão...

    ResponderEliminar
  4. quem tem guito para investir de uma assentada só nem entra neste conversa, porque estamos a falar de ficar agarrado à banca e nada mais. empréstimo aprovado a 100% tive eu, ora. nem por isso deixou de ser uma má decisão minha (porque não avaliei a taxa de esforço a longo prazo, nem se era a casa que quereria deixar aos filhotes) e do banco que emprestou como se não houvesse amanhã a uma recém-licenciada sem guito, padrinhos ou o que quer que seja.

    ResponderEliminar